Rosário Farmhouse Presidente da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção de Crianças e Jovens. Licenciada em Antropologia (especialização em Antropologia Social), pela Universidade Lisboa (Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas). Integrou o JRS- Serviço Jesuíta aos Refugiados de Portugal, tendo assumido as funções de Diretora desse serviço durante cinco anos, foi Alta Comissária para a Imigração e Diálogo Intercultural e ainda responsável pelo Gabinete de Formação Humana do Colégio S. João de Brito, em Lisboa.
Selo da Diversidade 2019
Apresentação do Júri
Julieta Sanches Mãe de uma deficiente mental profunda, uniu-se há 30 anos a um grupo de pais preocupados com a qualidade de vida, a aprendizagem e o futuro de filhos/as diferentes de todas as outras crianças. Fundadora da primeira CERCI, a de Lisboa, para cuidar da educação de crianças com deficiência mental. Foi assim que há 20 anos nasceu a FENACERCI (Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social) de que é presidente.
Fausto Amaro Doutorado e agregado em Sociologia é professor catedrático do ISCSP/Universidade Técnica de Lisboa onde coordena a Unidade de Serviço Social e Política Social. Professor catedrático e Vice-Reitor de Coordenação Académica da Universidade Atlântica. Investigador do CAPPCentro de – Centro de Administração e Políticas Públicas e do CESOB – Centro de Estudos Sociedade, Organizações e Bem-estar.
Pedro Neves Professor Associado com Agregação na Nova School of Business and Economics onde coordena atualmente uma Pós-Graduação em Gestão de Pessoas e Talento. Doutorado em Comportamento Organizacional (ISCTE-IUL), publicou nesta área mais de 30 artigos científicos em revistas internacionais bem como diversos livros e capítulos.
Mária Castro e Almeida Trabalha desde Setembro de 2017 como Consultora na área da deficiência no ICF – Inclusive Community Forum um projeto da Nova School of Business and Economics que se dedica à vida das pessoas com deficiência e procura promover uma Comunidade mais inclusiva. Depois de vários anos de experiência na área lucrativa, trabalhou 8 anos em Consultoria para o Terceiro Setor tendo desenvolvido projetos ligados ao fundraising para organizações sociais e universidades. Tem experiência pessoal e profissional na área da deficiência e quis pôr esta experiência ao serviço de um projeto que faz a diferença na vida das pessoas com deficiência, suas famílias e comunidade em geral.
Práticas Vencedoras
Categoria 1: Compromisso da gestão de topo e dos outros níveis hierárquicos
Não atribuiu nenhuma distinção
Categoria 2: Cultura organizacional

BNP Paribas Portugal | “Diversity & Inclusion Employees’ Network”

Câmara Municipal de Guimarães | “Ações de Sensibilização EMI – Explore the Gender, Move mind and Inspire your world”

Centro Social da Trafaria da Santa Casa da Misericórdia de Almada | “Somos de Todo o Mundo”

Essilor Portugal | “março, Mês da Diversidade e Inclusão”
Categoria 3: Recrutamento, seleção e práticas de gestão de pessoa

El Corte Inglés | “A Diferença Enriquece-nos”

Fundação AFID | “Treino de Competências”

Grupo Portugália | “Responsabilidade Social Corporativa – Empregabilidade”
Categoria 4: Desenvolvimento profissional e progressão na carreira

El Corte Inglés | “Aprendizagem ao Longo da Vida para Tod@s”
Categoria 5: Comunicação da Carta e dos seus princípios

Natixis | “Champion for Change”
Categoria 6: Condições de trabalho e acessibilidades

Gebalis | “Programa Eixo IV – Mobilidade/Acessibilidade”
Pode saber mais sobre cada uma destas práticas inspiradoras descarregando a brochura publicada: BROCHURA 2019

A entrega dos prémios da edição de 2019 do Selo da Diversidade decorreu no III Fórum Nacional para a Diversidade e Inclusão, a 28 e 29 de outubro, dedicado ao tema “Integração da Vida Profissional e da Vida Pessoal”, com mais de 140 participantes.