Skip to main content

Como funciona a Carta Portuguesa para a Diversidade

A Carta da Diversidade em Portugal, é atualmente gerida pela Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão, associação construída colaborativamente com todas as organizações signatárias. Em 2018 foram eleitos os primeiros órgãos sociais que são responsáveis pela sua gestão e desde então têm vindo a trabalhar afincadamente para garantir a sua sustentabilidade.

Neste momento, as organizações signatárias têm acesso a um conjunto de ferramentas para trabalhar a D&I e integram uma rede alargada de entidades. Partilhar é a palavra de ordem!

As organizações que se associaram a este movimento, encontram-se disponíveis para partilhar as suas práticas, programas e projetos para outras organizações se inspirarem. Pretende-se que a Carta da Diversidade seja uma plataforma positiva, capaz de potenciar aprendizagens conjuntas, neste percurso de construir organizações inclusivas. Todas as organizações têm algo a aprender e a melhorar no que diz respeito à temática da inclusão, mas têm igualmente ideias e bons exemplos para inspirar os outros. E é isso que nos une, a vontade de evoluir e construir organizações mais inclusivas.

Pretende-se que a Carta da Diversidade seja uma plataforma positiva, capaz de potenciar aprendizagens conjuntas, neste percurso de construir organizações inclusivas. Todas as organizações têm algo a aprender e a melhorar no que diz respeito à temática da inclusão, mas têm igualmente ideias e bons exemplos para inspirar os outros. E é isso que nos une, a vontade de evoluir e construir organizações mais inclusivas.

Ao longo do ano, a APPDI organiza vários momentos de partilha e de encontro entre parceiros, como o Plenário, Fórum Anual para a Diversidade e Inclusão, tertúlias temáticas e existem ainda vários grupos de trabalho nos quais as organizações podem participar.

Atualmente, estão a decorrer 6 Grupos de trabalho temáticos e 2 Grupos de Trabalho Transversais. Fique a saber mais sobre esta atividade aqui.