Guia de Boas Práticas de Diversidade & Inclusão
EM QUE CONSISTE? Neste projeto são abordados com as crianças temas como o Princípio da Igualdade e Não Discriminação, com o único fim de promover a valorização da diversidade, a inclusão e o respeito pelos direitos fundamentais – os Direitos Humanos. A intervenção é feita em contexto de sala de aula, semanalmente, e é abordada diretamente com as crianças que frequentam o ensino pré-escolar - entre os 4 e os 6 anos de idade, através de imagens, histórias, fichas de trabalho, entre outros. No final de cada ano letivo, as crianças são protagonistas de um espetáculo, no qual abordam uma temática que é escolhida em conjunto com a pessoa coordenadora do ano pré-escolar. Neste espetáculo a abordagem realizada ao longo do ano letivo é sintetizada e acaba por sensibilizar diretamente a família das crianças que assistem atentamente ao evento, tomando consciência que, no seu quotidiano fazem julgamentos de valores e atuam diferenciadamente tendo em conta as caraterísticas de quem têm na sua frente, deixando-se “guiar” e agir por preconceitos e estereótipos que ainda existem e são veiculados na sociedade. O objetivo é sensibilizar e tornar assunto de debate temas estruturantes, bem como sensibilizar as crianças para a riqueza da diferença, da singularidade e da diversidade. DURAÇÃO Durante o ano letivo O QUE É PRECISO? • Notícias; • Fichas de trabalho; • Jogos e Histórias. Tambémépossível realizar àdistância, Para isto, é necessário o uso de computador com recurso a uma plataforma de comunicação. RESULTADOS Resultado em grande medida, porque se trata de capacitar crianças e, por via indireta, pessoas adultas que nas suas práticas diárias replicarão comportamentosnassuasredesfamiliares, de socialização e de trabalho. COMO REPLICAR? Recetividade de entidades do ensino pré escolar e os materiais acima descritos. Igualdade, Cidadania e direitos Humanos Município da Póvoa de Lanhoso Envolvimento com a comunidade 194 195
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